Por que as semijoias escurecem com o tempo?
O motivo pelo qual as semijoias escurecem com o tempo é uma dúvida constante em meio aos consumidores. É difícil encontrar alguém que revenda semijoias que ainda não se deparou com perguntas do tipo:
Muito bonito este anel! Mas quem garante que ele não vai ficar preto daqui um mês?
Respondendo essa pergunta com propriedade, as chances de concretizar a venda aumentam. Antes de analisar o motivo pelo qual as semijoias escurecem é importante lembrar um detalhe do processo de fabricação de uma semijoia: a fundição é realizada com uma liga metálica menos nobre (como o latão), e não com ouro maciço. Somente após a fundição do latão é que a peça recebe algumas camadas de banho de um metal nobre como, por exemplo, o ouro, o ródio ou a prata.
São essas camadas que interagem com o ambiente. Em outras palavras, são as camadas de ouro, ródio ou prata da superfície da semijoia que entram em contato com o ar, com a água, com a pele das pessoas e com os produtos químicos. A semijoia escurece devido a uma reação química entre sua camada de metal nobre e o oxigênio. Essa reação é chamada de oxidação.
Acelerando a oxidação
O processo de oxidação pode ser potencializado quando a semijoia entra em contato com outros agentes químicos como perfumes, produtos de limpeza e ácido úrico. Algumas pessoas eliminam uma grande quantidade de ácido úrico pelo suor da pele o que acaba acelerando o processo de oxidação e consequentemente, as semijoias escurecem.
Alguns metais oxidam facilmente, como o zinco e o ferro. Metais nobres como a prata e principalmente o ouro e o ródio, demoram mais para oxidar. Via de regra as semijoias com banho de ouro ou de ródio tendem a levar muito mais tempo para escurecer quando comparadas com as semijoias com banho de prata. Esse é o motivo pelo qual as semijoias folheadas a ouro ou a ródio são mais caras que as semijoias folheadas a prata. Alguns revendedores de semijoias, valorizam a durabilidade dos produtos e a satisfação dos clientes, por isso trabalham somente com semijoias com banho de ouro ou de ródio.
Vale ressaltar que existe uma grande diferença entre uma semijoia escura devido a um processo de oxidação e uma semijoia escura devido ao desgaste e mau uso. É comum encontrar casos de produtos que “perderam” o banho de ouro devido ao atrito do dia a dia com louças e areia. Utilizar as peças em trabalhos domésticos ou na praia pode acabar descascando o ouro e consequentemente, as semijoias escurecem.