Recomendações com as semijoias
Neste tópico ensinaremos alguns métodos para conservação e cuidados com as semijoias, porém é necessário entender que ao contrário de uma joia, a semijoia não dura para sempre. Como exemplo: depois de alguns anos usando o mesmo brinco nota-se que o brilho da peça já não é mais como antes. Na maioria das vezes esse é um sinal de que o uso desta semijoia atingiu seu limite e que a mesma já pode ser descartada.
Mas, por sorte, existem alguns métodos de conservação e cuidados com as semijoias que podem aumentar (e muito!) a duração das peças.
Revendedores devem orientar seus clientes sobre esses cuidados (Cartilha de Cuidados disponível para download no final do Post). Essa é uma excelente maneira de evitar futuras reclamações dos clientes que estão com suas semijoias desgastadas pois não tomaram os devidos cuidados com as peças.
Abaixo seguem algumas dicas de conservação e cuidados com as semijoias que todos os clientes devem seguir para manter suas peças bonitas por mais tempo.
Dicas:
- Evitar o contato com o cloro da água. Não é aconselhável tomar banho ou entrar na piscina usando as semijoias.
- Após passar produtos como perfume, creme hidratante, maquiagem ou tintura de cabelo, é preciso esperar eles secarem.
- Produtos de limpeza não devem interagir com as semijoias. Recomenda-se retirar as peças antes de limpar o chão, janelas ou cômodos da casa.
- O contato com o suor do corpo deve ser evitado. Não é aconselhável praticar esportes usando as semijoias.
- Não utilizar as semijoias em trabalhos domésticos ou na praia. O atrito com louças, areia ou com outra superfície pode desgastar o banho, danificando a peça.
- Para garantir uma maior proteção contra riscos, as semijoias devem ser guardadas dentro de saquinhos individuais.
- Deve-se ter atenção redobrada para não deixar a semijoia cair no chão. As peças com cristais ou pedras naturais podem quebrar em casos de queda, e se isso acontecer, não tem conserto.
Vale lembrar
O contato direto de uma semijoia com outra pode causar riscos e danos às peças. Por isso não é recomendável guardá-las juntas no mesmo recipiente.
O termo “mau uso” das peças está totalmente relacionado ao não cumprimento das dicas de conservação e cuidados com as semijoias. Quando o cliente não respeita essas orientações a vida útil da semijoia acaba sendo muito curta e isso pode causar certa insatisfação por parte desses consumidores.
Vale ressaltar que a política de garantia da maioria dos fornecedores de semijoias não cobre danos causados por mau uso. Isso reforça ainda mais a importância do papel do revendedor em transmitir essas dicas de conservação e cuidados com as semijoias para seus respectivos clientes.
Faça download da sua Cartilha de Cuidados
Ainda não possui uma cartilha de cuidados com as semijoias?