Os principais usos do tamboredor
Falaremos sobre como o processo do tamboreador atinge resultados altamente especializados como o polimento de joias, dando um acabamento perfeito.
Joias e bijuterias são peças em que o aspecto visual é o que as tornam de boa ou má qualidade.
Por muito tempo, o acabamento manual era a única solução para se criar peças com uma superfície impecável. Por isso com o surgimento do tamboreador, novos processos foram desenvolvidos reduzindo a necessidade de acabamentos manuais. Sendo assim, aumentando a produtividade sem abrir mão da qualidade visual das joias.
Mesmo peças que passam por banhos galvanoplásticos, podem necessitar de tamboreamento, para elevar o brilho dos banhos ou criar efeitos de ouro velho, prata velha, etc. Para esse tipo de acabamento, utilizando então esferas de aço inox, xampus e outros, dependendo do material da bijouteria.
Usando esferas de aço para o polimento, água e compostos no tamboreador.
Agentes: as esferas de polimento (ou pequenos cilindros) são usadas em combinação com um fluido de polimento, adequado ao estado da superfície, dureza e natureza do material. O fluido de polimento pode ter base alcalina. Eventualmente é suficiente uma solução de xampu biodegradável.